Ano 4 - Nº 4 - 1/2010

Nesta quarta capa da Revista HELB apresentamos o rosto do livro de João de Barros, autor da segunda gramática da língua portuguesa surgida depois da descoberta do Brasil, publicada em Lisboa em 1940. A obra intitulada Grammatica da lingua portuguesa tem o rosto enquadrado por portada, com motivos animais e florais. Neste número trazemos artigos que incluem referências à gramática como base filosófica para organizar a prática de ensino de línguas no renascimento e na modenidade passados cinco séculos de vida colonial, imperial e da república.

1. A Reforma Capanema e a Hegemonia do Ensino de Literatura

Resumo
O presente artigo, por meio de pesquisa analítica documental histórica, apresenta a Gestão Capanema, de 1934 a 1945 e sua sucessão a partir de 1951 bem como suas novas medidas e diretrizes para a Educação Nacional. Ele objetiva refletir sobre os impactos da Reforma Capanema e das medidas que a sucederam no sistema educacional brasileiro. O conteúdo e a metodologia do ensino das literaturas estrangeiras, brasileira e portuguesa foram sistematicamente definidos, assim como suas funções sociais e políticas, as quais ganharam um caráter totalmente explícito.

Palavras-chave: Gestão Capanema; Educação Nacional; Século XX.

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2. Breve Histórico da Abordagem Gramatical e seus Matizes no Ensino de Línguas no Brasil

RESUMO:
Este trabalho pretende argumentar a favor da predominância de uma abordagem gramatical no ensino de línguas no Brasil através de seus diferentes matizes observáveis ao longo da história. Para tal, apresentamos uma evolução dos métodos empreendidos no ensino de línguas no país até hoje, e a partir daí verificamos características distintivas da abordagem gramatical desde o ensino do tupi e do português pelos jesuítas portugueses nos primeiros tempos do Brasil. Por fim, propomos como contribuição à formação de professores, um aprofundamento da consciência sobre a abordagem gramatical e sua importância relativa na constituição da área de ensino-aprendizagem de línguas noBrasil, levando os professores, em pré-serviço e em serviço, a se posicionarem criticamente em relação a ela.

Palavras-chave: Ensino de Línguas no Brasil; Abordagem Gramatical, Gramática e Ensino de Línguas, Abordagem de Ensinar.

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3. A Emergência da Especialidade de Ensino de Português para Hispanofalantes no Brasil

RESUMO:
Nos últimos tempos, para causa das relações comerciais entre os países que pertencem ao MERCOSUL, a necessidade de um intercâmbio lingüístico aumentou entre o Brasil e os países falantes de espanhol. Consequentemente, a demanda por pesquisas no campo de ensino de português para hispanofalantes, bem como estudos sobre a proximidade entre as duas línguas cresceram. Este artigo visou a realizar uma revisão dos estudos relacionados a essa área, por meio da análise documental com o objetivo de provocar reflexão e sugerir novas pesquisas que ajudem a aperfeiçoar o ensino de português como língua estrangeira para hispanofalantes em contexto de imersão, assim como estreitar o intercâmbio cultural entre os países falantes das duas línguas.

Palavras-chave: ensino de português para hispanofalantes; pesquisas em ensino e aprendizagem de português; interlíngua

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4. A Presença Britânica e a Língua Inglesa na Corte de D. João

RESUMO:
Este artigo visa a apresentar aspectos da presença britânica no Brasil no início do século XIX, com ênfase no ensino da língua inglesa. Primeiramente, descrevemos o contexto em que foi promulgada a lei que criou as primeiras cadeiras de língua inglesa e francesa no Brasil. Em seguida, analisamos anúncios de ensino da língua inglesa na Gazeta do Rio de Janeiro, o que nos permitiu conhecer formas encontradas pela sociedade brasileira de lidar com a presença da língua inglesa em seu cotidiano.

Palavras-chave:Presença Britânica; Língua Inglesa; Século XIX

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5. Gramáticas e o Ensino das Línguas do Brasil Império

Resumo:
O presente trabalho se propõe dar continuidade a nossa revisão bibliográfica histórica dos estudos sobre a formalização do ensino das línguas Portuguesa e autóctones, seus materiais didáticos impressos e o papel da gramática no percurso sobre o ensino dessas línguas no Brasil. A resenha bibliográfica discutirá o período imperial (1822-1889), destacando os debates sobre questões de língua entre brasileiros e portugueses, sobre a publicação de várias gramáticas importantes e sobre o aumento da construção de grandes colégios. As conclusões possíveis de nossa análise apontam para um fortalecimento do movimento de gramaticalização do português no Brasil Império, muito em razão da instituição da Imprensa Régia do Brasil. Neste artigo, sugere-se, por fim, a pesquisa sobre materiais didáticos, em especial de gramáticas da República à atualidade.

Palavras-chave:
Ensino de Línguas; Materiais de Ensino; Gramáticas; Brasil Império

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6. Os Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos: sua importância na história do ensino de línguas no Brasil

RESUMO: Este artigo tem como objetivo examinar a importância dos Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos dentro da história do ensino de línguas noBrasil. Para isso, fizemos uma revisão histórica do que foi escrito sobre o papel da língua inglesa no Brasil nas décadas de 30 e 40, data em que os Centros surgiram, e também do contexto político e histórico em que se deu a abertura dos primeiros Centros. Por meio da leitura e análise de documentos, foi possível conhecer como e quando foram fundadas as primeiras instituições e, finalmente, analisamos as diversas contribuições que os Centros têm dado não só para o ensino e aprendizado da língua inglesa no Brasil como também para  o intercâmbio e a promoção cultural entre Brasil e  Estados Unidos.

Palavras-chave: ensino de línguas no Brasil; Centros Binacionais; língua inglesa no Brasil

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7. O Cisne e o Patinho: Esperança e Retrocesso Na História de um Centro Público de Línguas

Resumo
Este artigo registra a trajetória histórica e uma análise do funcionamento de um tipo raro de escola pública no Brasil. A maior parte dos institutos de idiomas no país pertence à iniciativa privada, mas na moderna Brasília um número de centros públicos de línguas foi criado logo após a fundação da nova capital brasileira no início dos anos 60.  Trata-se dos centros públicos de ensino de línguas denominados Centros Interescolares de Línguas (CIL). O estudo levanta avanços apresentados nesta instituição e ranços impregnados na estrutura do ensino de línguas cultivados nas políticas educacionais voltadas para o ensino de línguas implementadas no país. Finalmente, conclui-se que os CIL representam a esperança de uma política de ensino de línguas com qualidade desejável nos resultados alcançados ao longo de mais de 30 anos de história.

Palavras-chave: centro interescolar de línguas, CIL, história de escolas públicas de línguas

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