Ano 10 - Nº 10 - 1/2016

POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL?

RESUMO

Discutimos o valor da História para o ensino de línguas no Brasil sob variados prismas teóricos, salientamos a existência de uma história do ensino de línguas no Brasil, sua filiação à Linguística Aplicada e a urgência para que ela se torne uma disciplina madura nos programas de Letras, noticiamos trabalhos pioneiros na área, pontuamos fatos e ideias que nortearam o ensino de línguas no Brasil e, por fim, reforçamos a relevância do estudo acadêmico da trajetória das línguas e seu ensino para a formação de agentes.

Palavras-chave: História. Ensino de línguas. Linguística aplicada.

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O MÉTODO DIRETO E OS LIVROS DE INGLÊS NO BRASIL

RESUMO

O método direto para o ensino de inglês traz, entre os seus preceitos, a preocupação com a oralidade, o repúdio à tradução e a memorização de regras e palavras. Tal metodologia foi criada com o objetivo de romper com o método anterior, o da gramática e tradução. No Brasil, o método direto chegou no ano de 1931, através da Reforma Francisco Campos, que, além de definir pela primeira vez a maneira como as línguas vivas deveriam ser ensinadas, redefiniu o ensino secundário. Os livros didáticos são importantes elementos a serviço do pesquisador de história da educação, não só pelos seus conteúdos, mas por refletirem o pensamento e os anseios da sociedade dentro de um período histórico. Assim, é objetivo desse artigo realizar um levantamento das obras dedicadas ao ensino de inglês no Brasil, durante os anos de 1931 e 1961, além de apontar os autores mais influentes e o aumento do número de publicações ao longo dessa linha temporal.

Palavras-chave: Método direto, Inglês, Livro didático, Reforma Francisco Campos

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A ÉTICA PROFISSIONAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Muitas vezes, sem sequer se aperceber disso ou sem ter capacidade para o exprimir, o mundo tem sede de ideal ou de valores a que chamaremos morais, para não ferir ninguém. “Cabe à educação a nobre tarefa de despertar em todos, segundo as tradições e convicções de cada um, respeitando inteiramente o pluralismo, esta elevação do pensamento e do espírito para o universal, e para uma espécie de superação de si mesmo.
(Delors, 1996: 56)

RESUMO
A ética profissional no âmbito docente tem uma trajetória relativamente recente se comparada com outras áreas como o Direito e a Medicina. Todavia, a importância do papel do professor como agente ético na sociedade vem se destacando cada vez mais no cenário mundial e no Brasil em particular. O interesse pelos Direitos Humanos e por uma educação mais acorde com os novos tempos desencadeou no passado século reflexões que serviram como ponto de partida a iniciativas dentro das políticas educativas. Embora a aplicação destes princípios e valores ainda amostre campos que podem ser melhorados, pensamos que o breve percurso pela historia da ética docente no Brasil aqui acenado possa servir como elemento propulsor para a reflexão e o aprimoramento da prática docente ética.

Palavras-chave: ética profissional; prática docente; reflexão; educação.

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A DISCIPLINA HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL (HELB) NAS NOTAS DE AULAS DE DISCENTES

RESUMO

Este artigo teve como proposta inicial apresentar as anotações de aulas feitas por discentes contendo as reflexões desenvolvidas durante a disciplina História do Ensino de Línguas no Brasil do Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília, durante o primeiro semestre letivo de 2012. Entretanto, no processo de construção do artigo, observou-se que, para que tais anotações fossem melhor entendidas e valorizadas, havia a necessidade de justificar a disciplina, apresentando também todo o contexto na qual ela está inserida, além de evidenciar tudo o que se construiu em equipe a partir das ideias de construção colaborativa, na qual as notas surgiram dando início à esta reflexão. Assim, no presente artigo discute-se a justificativa para a disciplina, as reflexões ocorridas durante a mesma, sua organização, notas na íntegra realizadas por discentes e as repercussões do curso que incentivam o adensamento das discussões para além do primeiro semestre letivo de 2012.

Palavras-chave: Helb, notas de aulas, construção colaborativa, participação discente.

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UMA VISÃO DO ENSINO DE LÍNGUAS NA AMÉRICA LATINA EM 1968

Resenha Histórica: GOMES DE MATOS, Francisco; WIGDORSKY, Leopoldo  Foreign  “Language Teaching in Latin America”. In SEBEOK, Thomas A. (Org.) Current Trends in Linguistics. In R. LADO, W. MCQUOWN, S. SAPORTA & H. LASTRA (Orgs.) Currents trends in Linguistics. Vol. 4. Ibero-American and Caribbean Linguistics, p 464-533. The Hague: Mouton, 1968.

RESUMO

Este artigo traz uma resenha histórica dos programas de línguas estrangeiras na América Latina nos anos 60 do século 20. O Inglês como segunda língua é discutido nesse texto assim como o ensino de outras línguas estrangeiras. Nem a Espanhol, nem o Português na perspectiva de línguas estrangeiras encontram espaço nessa obra por sua quase ausência ainda como línguas de oferta. Observações são feitas no que concerne aos programas em vários níveis, métodos e materiais de ensino, formação de professores, status dos idiomas, organizações de professores e problemas agudos nos principais países latino-americanos. Nas considerações finais, o relato aponta as questões especiais do número insuficiente de professores de línguas estrangeiras e a inabilidade de se obterem materiais de ensino adequados. Um dos maiores problemas encontrados é a falta de comunicação entre professores de línguas na América Latina. O fardo mais pesado de responsabilidade pela melhoria das condições permanece com os professores de línguas que receberam melhor formação.

Palavras-Chave: Ensino de línguas na América Latina, programas de línguas em países latinoamericamos nos anos 60.

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CARNEIRO LEÃO E AS LINGUAS VIVAS NO BRASIL

Resenha Histórica: CARNEIRO LEÃO, Antonio. O Ensino das Línguas Vivas: uma experiência brasileira. Rio de Janeiro: Serviço de Publicações do Instituo de Pesquisa, 1934. 65 p.

A pessoa de Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966), mais conhecido como A. Carneiro Leão entre os historiadores da pesquisa histórica, é um personagem histórico que dispensa apresentações por se tratar de um dos mais memoráveis e respeitados intelectuais do cenário brasileiro entre do século XX. Apesar de ser pouco estudado e explorado no âmbito acadêmico nacional, em vista de outros intelectuais, tais como: Fernando de Azevedo, Rui Barbosa, Anísio Teixeira, Florestan Fernandes, e dentre outros, há na academia, atualmente, segundo Chaguri (2015), 26 pesquisas acadêmicas que, em linhas gerais, mencionam os ideais de Carneiro Leão para educação brasileira, sendo 16 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. No entanto, das 26 pesquisas acadêmicas relacionadas por Chaguri (2015), apenas 8 dissertações e 4 teses, totalizando a soma geral de 12 pesquisas, que se propuseram em estudar e analisar, especificamente, as ações e o pensamento educacional desse educador, professor e intelectual brasileiro nos mais diferentes aspectos que compõem o cenário educacional.

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ECOS DE UMA PEQUENA GRANDE OBRA

Resenha Histórica: ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 1993. 75p.

Esta obra Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas, um clássico da Linguística Aplicada no país, foi escrita por José Carlos Paes de Almeida Filho, PhD em Linguística Aplicada pela Universidade de Georgetown, EUA. Em 1977, ele defendeu na Universidade de Manchester – Inglaterra dissertação pioneira na Europa sobre o contexto brasileiro de ensino de línguas, cujo foco  foi a abordagem comunicativa para o ensino de línguas no Brasil (HELB, s.d.).

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