Ano 11 - Nº 11 - 1/2017

UMA DÉCADA DE PRODUÇÃO NOS ESTUDOS DA HISTÓRIA BRASILEIRA DO ENSINO DE LÍNGUAS NA REVISTA HELB

Resumo

Neste artigo revisitamos as publicações relativas ao período de dez anos de circulação da Revista Helb, publicada no bojo do Portal Helb – criado e lançado pela primeira vez como anuário em 2007, visando dar a conhecer o teor e o valor da Revista com a publicação de resultados da pesquisa histórica no campo da formação, do ensino e da aprendizagem de línguas no Brasil. O objetivo deste estudo é apresentar um panorama condensado da produção acadêmica sui generis no campo da História do Ensino de Línguas no Brasil (Helb) publicada no Anuário e resenhada no período de 2007 a 2016. Neste estudo de caso, utilizou-se a análise documental, o acervo valioso dos artigos nos dez números publicados que compõem o corpus analisado. Os autores cujos trabalhos foram publicados na revista advêm de todas as regiões do país e também de outros países na América e na Europa. Ademais, observa-se que entre os autores incluem-se professores/pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino básico e superior, e de centros de idiomas. Numa década, o olhar para dentro da história de ensino de línguas mostrou fatos e personagens em datas e períodos que muitos de nós nem suspeitávamos. A consciência da viagem nos tornou mais seguros de que a velha profissão de pelo menos cinco mil anos está viva e palpitante no Brasil, na América e no mundo de língua portuguesa antes de voos ainda mais altos no futuro.

Palavras-chave: Revista Helb; Análise histórica do ensino de línguas no Brasil; História do Ensino de Línguas no Brasil; Estudos sobre o Ensino de Segunda Língua e Línguas Estrangeiras.


Abstract

This study aims to recall papers published over the 10 years of Helb Journal, first publication back in 2007. This journal publishes research results regarding historical events about language learning in Brazil and internationally. This paper presents an overview on scientific studies with regards to the History of Language Teaching in Brazil (Helb) from 2007 to 2016. The papers published in the journal are the corpus for this document analysis - case study. Authors, whose papers were published in the Helb Journal, are from all corners of the Brazilian “continent” and also from other countries in America and Europe. Furthermore, amongst them there are teachers, professors and scholars working in public and private institutions from basic education to university circles and language centers. In a decade, our drive inwards with the history of language teaching has shown facts and characters in dates and cycles that have turned us even more confident that the old profession of Language Teaching reaching at least five thousand years back is ever as alive and ticking in Brazil, the Americas and throughout the Portuguese speaking world before yet higher flights in the future.

Keywords: Helb Annuary Journal; Historical Analysis of Language Teaching in Brazil; History of Language Teaching in Brazil, Foreign and Second Language Studies.

 

Continue Lendo

ÍNDICE DE PUBLICAÇÕES DA REVISTA HELB por edição: 2007 a 2017

Apresentamos a relação de artigo, incluindo os respectivos autores, por edição publicados de 2007, ano de lançamento da primeira edição, até 2017, ano desta publicação. Nas duas primeiras edições, 2007 e 2008, a filiação dos autores não era identificada; informação essa que foi incluída a partir da terceira edição em 2008.

Continue Lendo

ÍNDICE TEMÁTICO DE PUBLICAÇÕES DA REVISTA HELB: 2007 a 2017

Ao revisitar os números já publicados da Revista Helb, periódico de publicação anual, classificamos todos os artigos já publicados em quatro categorias, a saber: historiografia, línguas específicas, resenhas históricas e outros. Na sequência apresentamos índice por temas, de acordo com as categorias mencionadas.

Continue Lendo