Ano 8 - Nº 8 - 1/2014

Apresentação

Neste oitavo ano de publicação da Revista HELB, pioneira em sua categoria no País, mais uma vez abrimos o leque temático histórico do ensino de línguas para interpretar fatos, personagens, medidas oficiais e períodos que marcaram a história do ensino de línguas no Brasil. A Revista traz neste número oito artigos e uma resenha histórica visando contribuir para o entendimento fecundo da área de Ensino de Línguas mergulhando na sua história vivida no Brasil desde o Descobrimento até nossos dias.

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A História do Ensino de Alemão no Curso de Letras da Universidade de São Paulo

Resumo

O artigo tem por objetivo traçar as linhas gerais do desenvolvimento histórico do ensino de alemão no âmbito do curso de Letras/Alemão da Universidade de São Paulo desde seu início em 1940 até os dias de hoje.

Palavras-chave:Alemão como Língua Estrangeira, Letras/Alemão, Metodologia de Ensino de Línguas, Livros Didáticos

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A Institucionalização do Ensino de Francês no Brasil (1808-1837)

Resumo

Este artigo investiga a institucionalização do ensino de Francês na América Portuguesa no processo de formação do Estado do Brasil. Buscamos fazer um breve histórico da implantação da Língua Francesa como matéria de ensino desde a vinda da família real, em 1808, até a fundação do Colégio de Pedro II, a primeira instituição de instrução secundária do país, em 1837. O ensino das línguas estrangeiras no século XIX, sobretudo da língua francesa, era a única via de acesso ao moderno conhecimento científico produzido na época. Portugal, desejoso da modernização do reino e de seus domínios, promoveu uma reformulação de suas leis, inaugurando o que o povo luso-brasileiro viveu do fenômeno cultural conhecido por Iluminismo.

Palavras-chave: ensino de línguas, história da educação, língua francesa.

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Ecos e Ocos da Reforma Francisco Campos sobre o Ensino de Línguas no Brasil

Resumo

Este trabalho aponta algumas implicações da Reforma Francisco Campos sobre o ensino de línguas dos nossos dias, procurando responder à seguinte pergunta: de que maneira o ensino de línguas hodierno apresenta ou não traços/influências das propostas da Reforma Francisco Campos? Para tanto, o trabalho parte de uma contextualização histórica da Reforma para uma análise do Decreto 20.833, de 21 de dezembro de 1931. Em seguida, o artigo apresenta algumas reflexões sobre o que a Reforma representou para o ensino de línguas de então. Por fim, verificam-se os possíveis reflexos da Reforma no ensino de línguas contemporâneo, por meio dos mais recentes documentos oficiais.

Palavras-chave: Reforma Francisco Campos; Decreto 20.833 de 21 de dezembro de 1931; Ensino de Línguas.

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Apontamentos para a Construção de uma História do Ensino de Língua Portuguesa como L1 no Brasil

Resumo

Este texto discute a visão etnocêntrica da Coroa portuguesa em relação à população autóctone da colônia. Trata-se de uma breve discussão em torno da substituição da língua geral falada na colônia pelaLíngua Portuguesa e sua gramática acoplada às culturalmente prestigiosas aulas de latim. Procura descrever que a descaracterização da língua geral na sociedade colonial da época e as ações pelo Português imantadas, entre outros fatores, pela concepção iluminista presente na legislação pombalina.

Palavras-chave: Civilização. Língua geral, o português do Brasilno século 18. Legislação pombalina.

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O Instituto Goethe e a Língua Alemã no Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta um breve histórico da língua alemã e da importância do Instituto Goethe para esta língua no Brasil. Desde o início da imigração dos alemães no século 19, a língua alemã vivenciou diferentes situações em diferentes épocas. Hoje em dia, a demanda por esta língua é crescente, ela é vista como uma linguagem cultural europeia de grande importância, e cada vez mais, sobretudo, como chave para o sucesso profissional e acadêmico. Neste contexto, trata-se do papel do Instituto Goethe, começando com um resumo histórico sobre a instituição, suas iniciativas e atividades principais no Brasil e sua importância para o alcance da língua alemã no país. Certamente, o Instituto pode ser visto como a principal instituição para a preservação e promoção da língua alemã no Brasil.

Palavras-chave: Instituto Goethe, História da língua alemã no Brasil, Ensino de Línguas.

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O Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE) no Brasil e no Mundo: Ontem e Hoje

Resumo:

O ensino de línguas para fins específico (ELFE) ganhou força e se consolidou na década de 1960 devido ao aumento das atividades econômicas e científicas no mundo moderno, e no Brasil no final da década de 1970, devido à necessidade dos alunos de universidades brasileiras para a leitura de textos de áreas específicas. Nesta perspectiva, este artigo trata do ELFE desde um aspecto histórico e teórico de sua sistematização no século XX que intitulamos de “hoje” e de seus indícios no Brasil e no Mundo antes desse século, intitulado “ontem”.

Palavras-chave: Ensino. Línguas. Objetivos.

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A História do Instituto de Cultura Uruguaio-Brasileiro (ICUB) e a Gestão do Ensino∕Aprendizagem de PLE

Resumo:

Este artigo relata, em linhas gerais, a história do Instituto de Cultura Uruguaio-Brasileiro (ICUB) desde a sua fundação em 1940 até o momento atual (2013) com um enfoque que situa o Instituto em termos de filiação institucional e as consequentes implicações políticas disso em termos da gestão do ensino ∕aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE); abordagens de ensino e formação de professores; materiais didáticos produzidos e utilizados; cursos oferecidos; e sistemas de certificação adotados. Inclui-se ainda, a partir da metodologia da história oral, o texto completo de uma entrevista feita em Montevidéu (Uruguai) em maio de 2013 com os atuais diretor e diretora pedagógica do ICUB quem vislumbram, inclusive, projetos futuros deste que é o mais antigo centro de PLE fundado pelo governo brasileiro no exterior.

Palavras-chave:história do ensino de línguas; PLE;ICUB; PLE no Uruguai.

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O Ensino de Línguas no Brasil/Europa (1500-1930)

Resumo:

Este trabalho visa oferecer uma análise sintética sobre os principais fatos históricos ocorridos tanto na Europa como no Brasil no que concerne ao ensino de línguas. A análise se detém ao período específico de 1500 a 1930, buscando mostrar as contribuições e ideias europeias que influenciaram diacronicamente no ensino das línguas no contexto brasileiro. Espera-se com a periodização paralela entre o Brasil e a Europa orientar o professor de línguas em relação àsmudanças ocorridas na metodologia do ensino das línguas, no papel do professor e nas relações que se estabeleceram entre esses componentes ao longo do tempo, incentivando assim este profissional a uma tomada de consciência que o permita refletir sobre a sua própria prática.

Palavras-Chave: Ensino de línguas, História, Brasil, Europa.

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