Ano 8 - Nº 8 - 1/2014

Resenha “Linguística Aplicada Ao Ensino De Inglês”: Um Momento Histórico De Suporte Científico Ao Ensino De Línguas No Brasil

Resenha Histórica: GOMES DE MATOS, Francisco. Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1976.

No mesmo ano (1976) em que, no Brasil, Francisco Gomes de Matos publica Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês, um livro de porte estruturalista, Wilkins, na Inglaterra, publica um trabalho precursor para o ensino comunicativo de línguas que se instaurava na Europa (HELB, 2006/2010).

No Brasil, o panorama de ensino de línguas estrangerias (LE) não era muito alentador. Em 1971, a LDB, Lei nº 5.692, havia reduzido drasticamente a quantidade de horas de ensino de LE nas escolas públicas (LEFFA, 1999, p. 19). Nessa época, o Prof. Dr. Gomes de Matos escrevia o livro supracitado e também atuava como Diretor do Centro de Linguística Aplicada do Instituto de Idiomas Yázigi (Gomes de Matos, 2009, p. 174).

A obra é uma revisão e ampliação de sua tese de doutoramento em 1973, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No prefácio, a Dra. Maria Antonieta Alba Celani afirma que foi um “trabalho pioneiro em língua portuguesa”. Retrata o momento em que no Brasil a Linguística Aplicada ainda estudava as aplicações da Linguística.

Nos cinco capítulos que compõem o livro, Gomes de Matos analisa a natureza e a extensão da influência da Linguística em manuais destinados a professores de EFL (English Foreign Language). O corpus da obra é composto por opiniões de linguistas, metodólogos e renomados autores de manuais para professores, na sua maioria estrangeiros com quem o autor trocou correspondência pessoal para levantar dados, tanto a respeito dos princípios da Linguística quanto a respeito da ocorrência desses princípios nos manuais.

No primeiro capítulo, o autor apresenta o problema, delimita seu estudo e explica o método de trabalho. Quanto ao problema, ele diz que ainda não foi devidamente analisado, nem demonstrado com exemplos ilustrativos como os princípios da linguística se manifestam na prática do ensino de inglês. Por isso, sua pesquisa tem como hipótese ser possível documentar a influência dessa ciência no ensino de inglês como LE, por meio do estudo da ocorrência de seis princípios da linguística dessa época em manuais destinados a professores de EFL (GOMES DE MATOS, 1976, p. 3).

O segundo capítulo conceitua a palavra <<princípio>>, analisa seu uso em Linguística e faz uma resenha de bibliografia, na qual inclui as opiniões dos linguistas e metodólogos trocadas em cartas, sobre os seguintes princípios: sistematicidade da linguagem; a primazia da língua oral sobre a escrita; a natureza social da linguagem; a arbitrariedade dos símbolos linguísticos; a singularidade de cada sistema linguístico; a variação linguística; os universais linguísticos; e a criatividade linguística. Dentre outros, os linguistas consultados pelo autor foram: Jacobs, Kaplan, Wilkins, Hill, Martinet, Bolingeer, Saussure, Lewis, Chomsky, Cristal, Politzer, Lyons, Jackobson, Bloomfield.

No capítulo seguinte é descrita a natureza da influência exercida pela linguística no ensino de EFL a partir de 1945. Para isso, o autor adota um esquema apresentado por Antonhy (1963) “[...] com o objetivo de sistematizar a descrição dos aspectos principais da metodologia do ensino de línguas [...]” (GOMES DE MATOS, 1976, p. 41): abordagem, método e técnica.

No quarto capítulo, o autor explica quais são os seis princípios de maior relevância para o ensino de línguas dessa época. Em seguida, mostra a ocorrência deles nos manuais para professores e registra os comentários feitos pelos autores desses manuais a respeito dos princípios que mais influenciaram suas obras. O professor defende seu enfoque argumentando que apenas focaliza os princípios linguísticos por serem esses os que moldam as atitudes do professor face ao fenômeno da linguagem; e, ainda segundo ele, os manuais para professores de inglês têm a responsabilidade de explicitar os princípios da linguística e o seu aproveitamento didático.

Para finalizar o livro, o Prof. Gomes de Matos responde à pergunta: Qual a influência exercida por esses seis princípios da linguística em manuais para professores de EFL? Segundo ele, os seis princípios da linguística por ele listados, aceitos por linguistas e metodólogos e analisados quanto a sua presença em manuais para professores, influenciam a abordagem empregada por autores de manuais “moderadamente” e de forma “indireta”.

Não obstante, nenhum dos autores de manuais apresenta os princípios da linguística como princípios pedagógicos. Por isso, Gomes de Matos conclui que a formação de professores deveria incorporar formação nas subdisciplinas da Linguística Aplicada para, posteriormente, os docentes e autores de materiais fazerem indagações mais úteis a respeito do que, como e onde a Linguística Aplicada pode contribuir para a solução de problemas reais de ensino-aprendizagem de línguas, de verdadeira relevância educacional.

Esse livro reflete um momento histórico de suporte científico ao ensino de línguas num contexto educacional pouco favorável no Brasil de 1976. Preocupa-se com uma formação ampla e objetiva dos professores de línguas estrangeiras. É uma obra de grande relevância histórica, pois mostra esforço por compreender, já em 1976, que apenas a Linguística não tem as respostas para os problemas que se apresentam na difícil tarefa de ensinar-aprender LEs. Por isso, explicita a necessidade de a Linguística Aplicada ir além, de transitar por novos caminhos em pesquisa aplicada, na busca da solução de problemas de real relevância educacional para o ensino de línguas estrangeiras.

REFERÊNCIAS

  • GOMES DE MATOS, Francisco. Human dignity and humilation studies: interview. Revista Dialogia, ano 2, volume 8, p. 173 – 182, 2009, Diponível em: http://www.humiliationstudies.org/documents/MatosDialogiaInterview2009.pdf. Acesso em: 29 de junho de 2013.
  • HELB. Linha do tempo sobre a história do ensino de línguas no Brasil, 2006/2010. Disponível em:http://www.helb.org.br/index.php?option=com_xmap&sitemap=1&Itemid=3. Acesso em: 15 de maio de 2013
  • LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/oensle.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2013.