A Proibição do Tupi e o Fortalecimento da Língua Portuguesa

Marquês de Pombal

Sebastião José de Carvalho e Melo , conhecido como Marquês de Pombal (1699 – 1782) foi um nobre e estadista português, responsável pela expulsão da Companhia de Jesus da então Colônia e pelo consequente fechamento dos colégios, instituindo as aulas régias. Seu intuito era fazer com que a escola servisse aos interesses do Estado e não mais os da igreja . Proibiu o ensino do tupi e oficializou a língua portuguesa como a única língua do Brasil.

Marquês de Pombal

Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, foi primeiro ministro de Portugal de 1750 a 1777. O Marquês de Pombal expulsou os jesuítas das colônias, inclusive do Brasil em 1759, em função de radicais diferenças de objetivos. Enquanto os jesuítas se preocupavam com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em tirar Portugal de dificuldades, organizando a escola para servir aos interesses do Estado.

Em 1758, o Marquês de Pombal proibiu o ensino e o uso do tupi e instituiu o português como única língua do Brasil com a finalidade de enfraquecer o poder da Igreja Católica sobre a colônia.

O Marquês de Pombal chegou a enviar Francisco Xavier Furtado de Mendonça ao norte da colônia com a tarefa de mudar os nomes indígenas das cidades localizadas às margens do rio Amazonas.