Ano 2 - Nº 2 - 1/2008

2. Entrevistas e depoimentos sobre a página HELB

A seguir, entrevistas elaboradas por Juliene Rodrigues Ferreira e Ana Paula Gomes de Oliveira, alunas do curso de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, com Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho (Editor-chefe da página) e Profa. Leila Ribeiro (Editora-assistente).

Realizada no dia 14/06/2007, a entrevista com o editor chefe da página Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho, esclarece alguns pontos fundamentais a respeito da criação, desenvolvimento e objetivos da página HELB:

Ana Paula: Professor José Carlos, o que motivou a criação desta página?
Dr. José Carlos: A vontade de registrarmos a história do desenvolvimento do ensino de línguas no Brasil de uma maneira duradoura e acessível às pessoas que estivessem não só em Brasília, nos programas que estão aqui no entorno de Brasília, mas em todo o Brasil, e eventualmente em toda a comunidade de Língua Portuguesa no mundo.

Ana Paula: Quais foram os critérios para a realização da seleção de material para compor esta página?

Dr. José Carlos: A página queria ter esta marca histórica, nós gostaríamos que ela fosse um lugar onde as pessoas pudessem encontrar bibliografia, fatos, iconografia, imagens que estivessem associadas ao ensino de línguas no Brasil, e que fosse também um lugar onde as pessoas pudessem ler mais sobre a história do ensino de línguas no Brasil e se estivessem em algum curso relacionado a isso ou se tivessem curiosidade e que quisessem navegar numa página que estivesse repleta de informações, dados sobre esse tema, da história, da perspectiva histórica do ensino de língua.

Ana Paula: E quais são os objetivos a serem alcançados com a criação desta página?

Dr. José Carlos: A página tem um sentido primeiro de ser um exercício acadêmico científico para o programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Depois nós gostaríamos que ela estivesse perenemente disponível para que as pessoas pudessem continuar acessando, dialogando conosco, contribuindo, atribuindo artigos, sugerindo, criticando. A ideia, portanto é de que a página fosse um lugar de encontro e de trocas.

Após a entrevista do editor chefe da página Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho, realizamos a entrevista da editora assistente Leila Ribeiro que complementou os esclarecimentos de outros pontos fundamentais a respeito das experiências, da importância, da abrangência e dos futuros projetos de modificação da página HELB.

Juliane: Leila, para você o que representa a página eletrônica HELB?
Leila Ribeiro: a página HELB representa, inicialmente, um grande estudo desenvolvido por todos os alunos de uma disciplina (o ensino de línguas no processo educacional brasileiro) que tomou uma dimensão maior, por percebermos que era uma pesquisa que deveria ser compartilhada com mais pessoas, e pela importância documental histórica para o entendimento sobre o ensino de línguas no Brasil. Por isso, resolvemos criar uma página eletrônica devido ao alcance que a internet proporciona, embora não imaginássemos tanto alcance assim. É a beleza da tecnologia da informação!

Juliane: Como você relataria a sua experiência de editora assistente da página eletrônica HELB?

Leila Ribeiro: A experiência como editora assistente é muito gratificante principalmente porque também participei da construção desse projeto e tive contato direto com as pessoas que navegaram na página que relatam a boa relação que elas tiveram com o conteúdo, como foi produtivo, e enfim, é maravilhoso perceber que alcançamos nosso objetivo nesse projeto, ou seja, divulgar o máximo possível a história do ensino de línguas no Brasil, de forma que o passado possa ajudar no entendimento do presente para melhor construir o futuro dessa história.


Juliane: Como tem sido a receptividade do grande público que visita a página HELB? Que tipo de público entra em contato com você? O que esse público geralmente quer e/ou diz?

Leila Ribeiro: O público que entra em contato são pessoas que estão no meio acadêmico, que de alguma forma estão produzindo algo relacionado nessa área. Tivemos também uma faculdade em Tocantins que gostou tanto da nossa pagina que desenvolveu um curso utilizando a página como bibliografia principal. As pessoas são tanto do Brasil quanto do exterior. Já tivemos contato com pessoas na França. Estados Unidos, de um país de língua espanhola (a pessoa não identificou seu pais no contato), em sua maior parte brasileiros que estão fora do país realizando pesquisas acadêmicas, além das pessoas de toda parte do nosso país. A receptividade de todos, até agora, foi sempre positiva, com muitos elogios e principalmente agradecendo a disponibilidade on-line desse conteúdo que é muito raro encontrar, até mesmo em bibliotecas. As pessoas que estão fora do país agradassem sempre, pois elas encontram muita dificuldade de tempo e material de consultas nos lugares que estão. Algumas pessoas entram em contato somente para agradecer e outras para verificar se é possível obter mais informações sobre um determinado assunto, a partir daí procuro redirecionar esses e-mails para pessoas que possam ajudá-las, quando isso é possível.

Juliane: Nosso plano é dar mais movimentação a revista que temos dentro da página (Revista HELB). Já está na fase final da implantação do ISSN, que é o código que permite que as publicações sejam reconhecidas. Já temos todas as estruturas formadas dessa revista, comissão editorial, a primeira edição, que foram os trabalhos (pequenos artigos) que fizemos quando estávamos desenvolvendo a página. Agora estamos no processo para a segunda edição da revista e esperamos que as pessoas tenham interesse em continuar nossa linha do tempo também, porque, como já dizia o nosso saudoso Cazuza,o tempo não para!