Ano 2 - Nº 2 - 1/2008

1. Página Helb: uma análise e sugestões de desenvovimento

Resumo:
A atividade de ensinar línguas data do início da civilização humana, portanto tem uma extensa história mundial, bem como nacional, envolvendo pesquisas acerca de ensino aprendizagem de línguas, decretos e leis direcionadas para a educação e/ou mais especificamente para o ensino das línguas. A página HELB foi criada no intuito de resgatar esta história no Brasil, ciente de que conhecendo nossa história podemos compreender melhor o nosso presente e buscar alternativas desejáveis para o nosso futuro. Tratamos aqui da página HELB, o que motivou sua criação, o conteúdo que disponibiliza, como acessar e quais informações podem ser acessadas na mesma, sua importância no cenário do ensino de línguas, além de sugestões para seu desenvolvimento contínuo.

Palavras-chave: história, ensino de línguas, página HELB.

Continue Lendo

2. Entrevistas e depoimentos sobre a página HELB

A seguir, entrevistas elaboradas por Juliene Rodrigues Ferreira e Ana Paula Gomes de Oliveira, alunas do curso de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, com Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho (Editor-chefe da página) e Profa. Leila Ribeiro (Editora-assistente).

Continue Lendo

3. A Importância das Associações (Inter) Nacionais na Formação de Professores de Línguas

Resumo:

Este artigo pretende apresentar sete organizações criadas para atender às necessidades dos professores de língua estrangeira (LE). Primeiramente, mostraremos a importância do ensino de línguas estrangeiras e a formação de um profissional capacitado no campo de ensino/aprendizagem de LE no Brasil. Em seguida, faremos um breve histórico de sete organizações pesquisadas, todas criadas com o intuito de envolver profissionais da área de ensino/aprendizagem de línguas. Por último, apresentaremos vantagens que essas associações podem trazer para o desenvolvimento de uma prática reflexiva do professor.

Palavras-chave: associações, formação de professores, ensino-aprendizagem de LE.

Continue Lendo

4. A origem do Inglês instrumental

Resumo:
O ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras como disciplina instrumental tem despertado no Brasil grande interesse nas últimas décadas. Um exemplo bastante convincente é a presença do English for Specific Purposes (ESP) em algumas universidades brasileiras, nas quais pesquisas sobre o ensino instrumental já foram institucionalizadas nos anos 70, principalmente através do Brazilian ESP Project coordenado pela professora Antonieta Alba Celani, da PUC de São Paulo. Ao longo desse artigo pretende-se apresentar a origem do Inglês Instrumental para que fosse conhecido o contexto de seu surgimento, e expostas algumas idéias que norteiam essa abordagem de ensino de língua inglesa que tem como objetivo principal capacitar o aluno a ler e compreender textos acadêmicos em inglês, usando estratégias e técnicas de leitura específicas dentro de um esquema de atividades de caráter autônomo.

Palavras-chave: Inglês Instrumental, ensino-aprendizagem, estratégias de leitura.

Continue Lendo

5. Qual Espanhol ensinar no Brasil?

Resumo:
Tendo em vista a expansão do ensino de língua espanhola no Brasil, nos cabe perguntar: qual espanhol ensinar? Assim, o presente trabalho inicia um passeio histórico a partir de 1942 com a Reforma Capanema até 2005 com a aprovação da Lei 11.161/05 com o objetivo de apresentar avanços com relação ao ensino do espanhol no sistema de ensino brasileiro focalizando a questão do material didático.

Palavras-chave: língua espanhola, material didático, ensino.

Continue Lendo

6. As Primeiras Faculdades de Letras no Brasil

Resumo:
O presente trabalho traz dados históricos referentes às primeiras faculdades de Letras no Brasil. A implantação do Ensino Superior no país, a Reforma Francisco de Campos, o Estatuto das Universidades Brasileiras e o aparecimento das universidades são alguns dos fatos abordados que estão relacionados à criação dos Cursos de Letras e são consideradas medidas legislativas de grande importância na história do ensino das línguas vivas no Brasil.

Palavras-chave: universidades, cursos de letras, ensino superior.

Continue Lendo