Criação do Centro interescolar de Línguas em Brasília (CIL)

CILEm 1975 foi criado o primeiro Centro Interescolar de Línguas de Brasília (CIL), segundo a Resolução nº 40 de 14 de agosto de 1975, vinculado ao Departamento de Ensino de 2º Grau da Diretoria Geral de Pedagogia pela Fundação Educacional do Distrito Federal - FEDF. Os CILs de Brasília são centros de ensino de língua estrangeira voltados aos alunos da rede pública do Distrito Federal.

Os CILs de Brasília integram a estrutura da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e tem em seu componente curricular de Língua Estrangeira Moderna (LEM)espanhol, francês, inglêse alemão em regime de intercomplementaridade, ou seja, os alunos da rede pública podem aproveitar o seu rendimento nesses centros em suas escolas regulares.

O objetivo geral desses Centros Interescolar de Línguas é a construção do conhecimento do aluno para que ele possa ler, entender, falar e escrever, ao menos uma LEM com qualidade e eficiência, contribuindo para o desenvolvimento de competências, o acesso ao mundo de trabalho e a formação para o exercício da cidadania1. Atualmente, Brasília conta com dez CILs atendendo à população.

Ano de criação e localidade

Ano de criação

CIL

1975

Cil 1 de Brasília

1985

Cil de Ceilândia

1986

Cil de Taguatinga

1987

Cil do Gama

1987

Cil de Sobradinho

1995

Cil do Guará

1998

Cil 2 de Brasília

1998

Cil de Brazlândia

2015

Cil de Planaltina

2015

Cil do Recanto das Emas

 

Fonte: NUCELIN, 2015