Criação do Instituto Cultural Uruguaio-Brasileiro, ICUB.

Fonte: página eletrônica do ICUBOs Centros Culturais Brasileiros (CCBs)1, até 2008 chamados de Centros de Estudos Brasileiros (CEBs), são instituições diretamente subordinadas ao Chefe da Missão Diplomática ou repartição consular do Brasil em cada país, sendo o principal instrumento de execução da política cultural brasileira no exterior.

O Instituto Cultural Uruguaio-Brasileiro – ICUB2foi a primeira iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) de promoção da cultura e língua do Brasil por meio de uma feira do livro, que aconteceu em Montevidéu no ano de 1940. Após o evento, o rico acervo bibliográfico ficou naquele país e o Itamaraty resolveu enviar Antônio Houaiss para organizar a seção didática e, a partir daí, foi criado o Instituto Cultural Uruguaio-Brasileiro, num acordo entre os governos brasileiro e uruguaio.

Atualmente, dentre as atividades que estão vinculadas aos CCBs estão: o ensino sistemático da Língua Portuguesa falada no Brasil; a difusão da Literatura Brasileira; a distribuição de material informativo sobre o Brasil; a organização de exposições de artes visuais e espetáculos teatrais; a coedição e distribuição de textos de autores nacionais; a difusão da música erudita e popular; a divulgação da cinematografia brasileira; além de outras formas de expressão cultural brasileira, como palestras, seminários e outros.

Os CCBs pertencem ao Departamento Cultural do Itamaraty, especificamente na Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP)3que deve zelar por contribuir para a difusão da língua e da cultura do Brasil no exterior. Para esse fim, foi estabelecida, na década de 1940, a Rede Brasileira de Ensino no Exterior (RBEx), a que se dá, atualmente, o nome de Rede Brasil Cultural, formada pelos CCBs, Núcleos de Estudos Brasileiros (situados nas Embaixadas ou Vice-Consulados, e são unidades complementares de ensino, nas quais um professor se encarrega de oferecer cursos de português gratuitos) e Leitorados (professores universitários que atuam em instituições estrangeiras de ensino superior, nas quais promovem a língua e a cultura brasileiras).

Segundo o Itamaraty, existem 21 (vinte e uma) unidades, assim distribuídas: 12 (doze) no continente americano, 3 (três) no continente europeu e 6 (seis) no continente africano. 

Os Centros Culturais e Núcleos de Estudos atendem a mais de 14 mil alunos atualmente, além de organizarem a aplicação do Exame CELPE-Bras (Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).

  1. dc.itamaraty.gov.br/lingua-e-literatura/centros-culturais-do-brasil
  2. http://www.icub.edu.uy
  3. http://www.dc.itamaraty.gov.br/divisao-de-promocao-da-lingua-portuguesa-dplp-1