Primeira série didática moderna de PLE

"Português do Brasil para Estrangeiros” São Paulo: Centro de Lingüística Aplicada Yázigi, 1978. Coordenação de Francisco Gomes de Matos. No ano de 1978, o Centro de Lingüística Aplicada do Instituto de Idiomas Yázigi lançou a 1ª Edição do material didático “Português do Brasil para Estrangeiros – conversação, cultura e criatividade”, sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco Gomes de Matos, então Diretor do referido Centro. O material foi elaborado visando alunos iniciantes na Língua Portuguesa (em sua variante brasileira), ou seja, alunos sem qualquer conhecimento sobre e capacidade de uso dessa língua. O material do aluno é composto pelo livro didático e por uma fita cassete com diálogos e leituras sobre o cotidiano de um estrangeiro no Brasil. O do professor é também composto pelo livro didático mais o manual do professor, cassete com diálogos e leituras e um conjunto de diafilmes coloridos. Os princípios em que os autores alegam fundamentar o material são:

  • Abordagem gramatical centrada no sistema verbal;
  • Abordagem comunicacional centrada numa amostragem bastante variada de diálogos;
  • Abordagem sociolingüística;
  • Introdução gradativa da leitura como processo indispensável de familiarização com alguns aspectos da gramática do português escrito;
  • Atenção às capacidades cognitivas do aluno;
  • Uma antevisão de aspectos da cultura brasileira.”

Durante dois anos a série foi usada numa versão experimental em várias cidades brasileiras, resultando, então, a edição final publicada.