A Aliança Francesa no Brasil

Aliança Francesa

 

A Aliança Francesa está no Brasil desde 1885, quando a primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, dois anos após a criação da sede em Paris.

A Aliança Francesa é uma associação sem fins lucrativos, constituída livremente por pessoas que tenham por objetivo divulgar a língua e a cultura francesa no seu país de origem. Fundada inicialmente em Paris, em 1883, a Aliança francesa está no Brasil desde 1885 quando a primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro.

Conforme dados de sua página oficial (www.aliancafrancesa.com.br), a instituição conta com trinta e nove (39) associações e nove (9) centros correspondentes, em praticamente todos os estados brasileiros.

Mesmo que todas as Associações sejam jurídicas e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e a unidade dos programas de ensino são garantidas pela Delegação Geral, situada no Rio de Janeiro.

Em 2001, suas unidades estreitaram ainda mais seus laços com a fundação da FEBRAF (Federação das Alianças Francesas do Brasil).
A Aliança encontra-se hoje implantada em 138 países, com 1093 estabelecimentos, que recebem o apoio do Ministério das Relações Exteriores da França tanto nas políticas pedagógicas e culturais, quanto nos investimentos imobiliários. Cada Associação é de direito local, regidas pelas leis próprias a esse tipo de sociedade.

O projeto de criação de uma Associação, antes de qualquer constituição, recebe o aval do delegado geral da Aliança Francesa de Paris no Brasil que aprova os estatutos, os objetivos e regras de funcionamento.

A Associação uma vez criada recebe a aprovação do Conselho de Administração da Aliança Francesa de Paris, que autoriza o uso da logomarca ALLIANCE FRANÇAISE