Ano 2 - Nº 2 - 1/2008

1. Página Helb: uma análise e sugestões de desenvovimento

Resumo:
A atividade de ensinar línguas data do início da civilização humana, portanto tem uma extensa história mundial, bem como nacional, envolvendo pesquisas acerca de ensino aprendizagem de línguas, decretos e leis direcionadas para a educação e/ou mais especificamente para o ensino das línguas. A página HELB foi criada no intuito de resgatar esta história no Brasil, ciente de que conhecendo nossa história podemos compreender melhor o nosso presente e buscar alternativas desejáveis para o nosso futuro. Tratamos aqui da página HELB, o que motivou sua criação, o conteúdo que disponibiliza, como acessar e quais informações podem ser acessadas na mesma, sua importância no cenário do ensino de línguas, além de sugestões para seu desenvolvimento contínuo.

Palavras-chave: história, ensino de línguas, página HELB.

ABSTRACT: Language teaching is an activity that dates from the beginning of human civilization, therefore it has an expansive history in the world, as well as in Brazil, it involves researches about teaching and learning languages, enactments and laws for education and/or more specifically for language teaching. HELB web Page was designed aiming to recover this history in Brazil, aware that if we know our history we can better understand our present and look for desirable alternatives to our future. This study is about HELB web Page, the reason why it was created, its contents, how to access information in it and which information can be found in it, its relevance to language teaching scenery, and also suggestions to its development.

Keywords: history, language teaching, HELB web Page.

 

Sabe-se que ensinar línguas é, historicamente, uma profissão antiga, cujos primórdios datam do início da civilização humana. Em virtude da necessidade de comunicação entre falantes de diferentes línguas, com intuito de comercializar produtos e até mesmo através de conquistas entre povos; um povo era impulsionando a aprender a língua do outro. Por tais razões, ou até mesmo prestígio social, essas civilizações antigas tiveram que aprender uma, ou duas línguas estrangeiras.

Atualmente, esta necessidade de aprender uma língua estrangeira continua a existir de modo significativo; no sentido de que, “as línguas estrangeiras permitem ao aprendiz aproximar-se de várias culturas e, consequentemente, propiciam sua integração num mundo globalizado.” (Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio:1999, p.l47).

Em virtude desta procura por aprender línguas estrangeiras, foram elaborados diversos modos de ensinar, buscando alcançar um resultado satisfatório no processo de ensino aprendizagem.

O ensino de línguas estrangeiras passou por vários métodos, os quais, no Brasil, são estudados mediante livros estrangeiros e valiosas obras brasileiras, como as de Carneiro Leão, Schmidt, Chagas, Almeida Filho, Celani, Reis, Silveira, Brait e Bastos; consideradas fontes históricas para estudo.

Mediante a relevância do tema acima mencionado (ensino de línguas estrangeiras), tornou-se primordial iniciar uma historiografia, montar uma linha de desenvolvimento contendo informações de relatos esparsos, para que possamos ter, hoje e no futuro referências mais claras, mais canônicas, a que possamos aludir quando falarmos a respeito da história do ensino de línguas no Brasil.

Frente a essa necessidade em estudar a história do ensino de línguas o programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada foi o primeiro a introduzir a História do Ensino de Línguas no Brasil - HELB como disciplina regular, sendo ofertada pela primeira vez em 2001, o que impulsionou professor e pesquisadores em formação a criar uma página eletrônica para divulgar por meio da grande rede de informações a cronologia, a historiografia e a iconografia relativa a fatos e personagens do desenvolvimento do ensino de línguas, atingindo assim um maior número possível de estudiosos e interessados. No primeiro semestre de 2006 foi inaugurada a página eletrônica HELB- História do Ensino de Línguas no Brasil um exercício coletivo, acadêmico de busca.

Nela encontramos: uma linha do tempo com indicadores de datas relacionadas a importantes marcos do ensino de línguas no Brasil dede sua fundação em 1500; uma barra contínua de rolagem onde o pesquisador encontra verbetes que exploram fatos relevantes também concernentes à história do ensino/aprendizagem de línguas; reserva artigos com análises de periódicos relevantes que levam a compreensão da evolução da profissão e do conhecimento sobre ela acumulado; notícias de fatos e iniciativas relacionadas ao campo; documentação oficial. E extensa bibliografia sobre a história do ensino de línguas no Brasil.

A página eletrônica HELB tem como editor chefe o doutor e professor José Carlos Paes de Almeida Filho (UnB) e editora assistente Leila Ribeiro. O conselho editorial conta com a colaboração de importantes pesquisadores, o que atribui muita credibilidade a este instrumento de pesquisa, dentre eles: Antônio R. M. Simões (UK/ Kansas), Ataliba de Castilho (USP), Francisco José Quaresma de Figueiredo (UFG), Maria Aparecida Caltabiano (PUC/SP), Maria Helena Vieira Abraão (UNESP), Mailce Mota (UFSC), Nelson Viana (UFSCAR) e Vera Lúcia Teixeira da Silva (UERJ). O trabalho de construção da página cabe ao web designer Washington Ribeiro (FAJESU) que esmera pela estética da página. Além de visualmente atrativa, a página apresenta uma organização de tópicos muito clara, não dificultando a navegação do internauta.

Dentro da página o pesquisador pode ter a acesso à revista Eletrônica HELB, a qual será editada a cada seis meses, passando por uma atualização mais completa a cada ano. Será recomposta, reajustada anualmente para abarcar as contribuições que vão se ampliando com novas publicações; frutos da disciplina conhecida como História do Ensino de Línguas no Brasil, e também mediante as pesquisas realizadas por meio do estudo do ensino de Português como língua estrangeira.

No link “Bibliografia” o navegador tem acesso a uma lista rica e variada, composta por mais de sessenta itens, dentre eles livros, revistas, artigos, páginas eletrônicas, legislação: todos voltados para o ensino de línguas e sua historiografia. Já no link “Páginas Relacionadas” o usuário pode ter acesso direto a outras páginas de igual teor e prestigio tais como: ALAB- Associação de Linguística Aplicada do Brasil, LET- Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB e à página pessoal do professor José Carlos Paes de Almeida Filho. No link “Galeria > Acesso de documentos” temos acesso direto à: Lei Nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; Lei Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971; Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, Emenda Constitucional nº 12; e ao Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Em “Contato” o internauta pode enviar mensagens para os editores responsáveis pela página (Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho e Leila Ribeiro), haja vista de suma importância que as pessoas dialoguem com a página, escrevendo sobre o que estão fazendo com a mesma, ou se ainda ela não está adequada, se informações estão ausentes, pois assim como afirma seu editor chefe, Dr. José Carlos, “a interação com a página mantém a vivacidade que o meio eletrônico permite, ao usuário pesquisar por palavras chaves, escolhendo entre “quaisquer as palavras”, todas as palavras” e “frase exata”, ou pela ordem de acesso.

A criação da página HELB remete a um trabalho coletivo e inovador no contexto da história de ensino de línguas brasileiro, já que vivemos uma crise que afeta a memória do país. Para que tal trabalho possa ser enriquecido algumas sugestões podem ser acrescidas, como:

a) A realização de entrevistas de estudiosos, escritores, pesquisadores e professores de várias Universidades que fizeram e/ ou fazem parte da história do ensino de línguas no Brasil. Essas entrevistas seriam veiculadas na página para que o leitor conhecesse a história que está sendo construída no presente e/ou que foi construída.

b) A criação de um link (sugestão de título: A Memória da História do Ensino de Línguas no Brasil) em que os visitantes pudessem recuperar a memória histórica do ensino de línguas no contexto brasileiro, contribuindo com a página HELB. Um espaço em que os professores e estudiosos de todo o Brasil pudessem enviar fotografias de eventos e/ou situações relacionadas ao ensino de línguas (de dez, vinte anos atrás), e para completar, tais colaboradores relatassem em uma breve nota essas experiências. Essas propostas de experiências deveriam ser analisadas por um grupo responsável e postas ou não na página.

c) A produção de um link sempre atualizado que informasse a realização de eventos como congressos, seminários e curso relacionados ao ensino de línguas no Brasil.

d) A criação de um link (sugestão de título: Você construindo a História) Um espaço reservado a professores e estudiosos, no intuito de relatar as suas experiências de ensino de línguas, possibilitando a exposição de alternativas a problemas enfrentados nessa área de atuação. Os relatos de experiências seriam analisados por responsáveis para uma avaliação quanto à pertinência.

Outro aspecto que deve ser explorado na página é ressaltar a importância do ensino de outras línguas no Brasil (produção de artigos e pesquisas), não só línguas estrangeiras europeias, mas línguas estrangeiras “marginalizadas” e que fazem parte do cotidiano de alguns grupos de brasileiros como línguas indígenas, as quais algumas delas estão sendo esquecidas.

As presentes sugestões procuram fazer com que a página HELB seja mais dinâmica e interativa, sem perder a proposta inicial de levar os internautas a conhecerem a História do Ensino de Línguas no Brasil.

A proposta do presente trabalho foi a realização da revisão da página HELB- História do Ensino de Línguas no Brasil- e o desenvolvimento de uma análise crítica, incluindo propostas sugestões de modificações. Enfrentamos com desafio, pois percebemos que estaríamos interferindo no fruto do trabalho coletivo, o qual todos os envolvidos procuram fazer da melhor forma possível. Assim, ao fazermos tais sugestões sempre procuramos pensar no tema da página a 'História do Ensino de Línguas no Brasil', para que a página HELB proporcionasse maior dinamismo e interação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica, Brasília: Ministério da Educação, 1999.

PEDREIRO, Silvana de Freitas. O movimento comunicativo de Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil. Brasília, 2002. Disponível em: <http: //www.unb.br/Il/let/helb/>. Acesso em: em junho/2007.