Linha do Tempo

Plano de Estudos da Companhia de Jesus e os Cursos de Letras

Capa da gramática

Em 1576, formaram-se licenciados no Curso de Letras e, em 1595, o Padre José de Anchieta publicou uma gramática em tupi antigo (língua brasílica) intitulada 'Arte da Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil'.

Foi publicado o documento final do Plano de Estudos da Companhia de Jesus, “Ratio Atque Instituto Studiorum Societatis Iesu”, escrito por Inácio de Loyola, que se divide em três períodos ou cursos: Curso de Letras ou Humanidades, Curso de Filosofia e Ciências, também denominado Curso de Artes, e o Curso de Teologia ou Ciências Sagradas.

O Curso de Letras dividia-se em Gramática, Humanidades e Retórica, tendo duração média de sete anos com o objetivo de permitir a aquisição de uma expressão oral e escrita, elegante e correta, erudita, de eloqüência persuasiva na língua latina (que era base da formação da elite colonial).

A metodologia do ensino em todas as disciplinas exigia longa preparação do professor e grande esforço de memória dos alunos, obrigados a decorar as aulas.

O primeiro 'Catecismo na Língua Brasílica', escrito por Antônio de Araújo, publicado em 1618, é o mais longo texto publicado em tupi antigo que se conhece. Outras publicações como o 'Vocabulário na Língua Brasílica' (por padre Luís Figueira) surgiram em 1621.