Livros, Revistas e Artigos

Livros, Revistas, Artigos e Coleções

  • 1959/2009: 50 anos da pedra inaugural da AF de Brasília. Livreto sem dados autorais  construindo um histórico da Aliança Francesa em Brasília.
  • ADRIÃO, T. & OLIVEIRA, R.P. de (orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.
  • ALBERTI, V. Histórias dentro da História In: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005, 156 p.
  • ______. “Análise de abordagem como procedimento fundador de autoconhecimento e mudança para o professor de língua estrangeira”. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org.). O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas: Pontes, 1999.
  • ______. “A abordagem orientadora da ação do professor”. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org.). Parâmetros Atuais no Ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1997.
  • ALMEIDA FILHO, J.C.P. & CUNHA, M.J.C. Projetos iniciais no Ensino de Português para falantes de outras línguas.  Brasília: Editora da UnB, 2007.
  • ALMEIDA FILHO, J.C.P. A Linguística Aplicada na grande área da Linguagem. In SILVA, K.A. e ORTIZ ALVAREZ, M.L. (Orgs.).  Perspectivas em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2008.
  • ______.  O Ensino de Português como Língua Não-Nativa. In Biblioteca Virtual do Museu da Língua Portuguesa. São Paulo, 2006. Disponível em: <www.estacaodaluz.org.br>, seção Ensino da Língua Portuguesa.
  • ______. Linguística Aplicada Ensino de Língua & Comunicação. São Paulo: Pontes, 2005.
  • ______. O ensino de Português para estrangeiros: planejamentos de cursos e produção de materiais didáticos. Campinas: Pontes Editores, 1989.
  • ______. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 1993.
  • ______. Linguística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes Editores & ArteLíngua, 2005.
  • ______. Ontem e hoje no ensino de línguas no Brasil. In: STEVENS, C.T. & CUNHA, M.J.C. Caminhos e colheita no ensino de inglês no Brasil. Brasília: Editora da UnB, 2004.
  • ARANHA, M.L. de A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
  • AUROUX, S. A Revolução Tecnológica da Gramatização. Campinas: Unicamp, 1992.
  • BARCELLOS, J. As políticas educacionais no Brasil. Disponível em: <http://302284.vilabol.uol.com.br/histpol.html>. Acesso em: 10 de outubro 2007.
  • BARROS, M.C.D.M. Os 'Linguas' e a Gramática Tupi no Brasil (Século XVI). Ameríndia, Paris, v. 19/20, p. 3-14, 1995.
  • BECKER, I. Manual de espanhol. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1945.
  • BIZON, A.C.C e FONTÃO DO PATROCÍNIO, E.M. Revisitando um professor em sua sala de aula: movimentos em direção a uma prática diferenciada, PUCCAMP, Campinas, 1995.
  • BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 14a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Coleção Educadores. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=133&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TITULO&ordem=null>. Acesso em: 12 de junho 2012.
  • BROWN, H.D. Principles of language learning and teaching. 5 ed. New York: Longman, 2007.
  • CALVET, L. As Políticas Linguísticas. Trad. Isabel Duarte, Jonas Tenfen, Marcos Bagno. Florianópolis e São Paulo: Ipol/Parábola. 2007.
  • CARNEIRO LEÃO, A. O ensino de línguas vivas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.
  • CASIMIRO, G.S. A língua inglesa no Brasil: contribuições para a história das disciplinas escolares. Campo Grande: Ed. UNIDERP, 2005.
  • CASIMIRO, A.P.B.S. Mediações entre educação, história e Cultura no Brasil Colônia. In: LOMBARDI, J.C.; CASIMIRO, A.P.B.S.; MAGALHÃES, L.D.R. (orgs.). História, cultura e educação. – Campinas, SP: Autores Associados, p. 09-46, 2006. – Coleção educação contemporânea.
  • CASTANHO, S. Reação ao declínio da consciência histórica: comentários sobre o texto “Diacrônico/sincrônico e os paradoxos educativos da historiografia”.In: LOMBARD, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.) Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de HISTEDBR- Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2009.
  • CAVALCANTI, M. Applied Linguistics: Brazilian perspectives in AILA Review World Applied Linguistics, 17, 2004. Amsterdam.
  • CELANI, M.A.A. O ensino de língua estrangeira no Império: O que mudou? In: BRAIK,B.; BASTOS, N. (orgs.). Imagens do Brasil: 500 anos. São Paulo: Educ, 2000.
  • COMENIUS, J.A. Orbis et pictus. Nuremberg, 1658. Diponível em: <http://www.grexlat.com/biblio/comenius/index.html> Acesso em: 15 de julho 2012.
  • CORDEIRO, S.M. Gramáticas e o Ensino das Línguas Portuguesa e Autóctones no Brasil Colônia. Revista HELB [Eletrônica] ano 3, n. 3, 2009. Disponível em <http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:gramaticas-e-o-ensino-das-linguas-portuguesa-e-autoctones-no-brasil-colonia. Ano3, no.03,  2009>. Acesso em 24 agosto 2009.
  • COSTA, M. A educação nas Constituições do Brasil: dados e direções. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
  • CHAGAS, V. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
  • CHAGURI, J. P. Configurando a História: os sentidos e a política do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Revista e-curriculum, São Paulo, v.8 n.1, abr 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>.
  • Cunha, M.J.C. Lingüística aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes Editores & ArteLíngua, 2005.
  • DAHER, A. Escrita e Conversão:a gramática tupi e os catecismos bilíngües no Brasil do século XVI. Revista Brasileira de Educação, nº 8, mai/jun/jul/ago, 1998.
  • DAMASCO, D.G. de B. Existe-t-il des politiques publiques conçues pour l’enseignement de Français Langue Etrangère au District Fédéral? Revista Synergies Brésil n. Spécial 01. 240 p., p. 77-84, 2010. Disponível em: <ressources-cla.univ-fcomte.fr/gerflint/BresilSPECIAL1/bresilSP1.html>. Acesso em: 23 de junho 2012.
  • DOURADO, L.F. e PARO, V.H. (Orgs.). Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.
  • FAVERO, L.L. A política Lingüística na América Latina Colonial e as Línguas Gerais. Apresentação de Trabalho na Pós Graduação em Língua Portuguesa da Universidade Católica de São Paulo, 2008. Disponível em: <www.lllf.uam.es/clg8/actas/pdf/paperCLG64.pdf>. Acesso em 24 de janeiro 2008.
  • FELIPE, T.A. Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista – Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC, SEESP, 2001.
  • FONTÃO DO PATROCÍNIO, E.M. Os bastidores do processo de ensino/ aprendizagem: uma análise de abordagem de ensino em sala de aula de LE. Revista Letras vol. 10 nº 1 e 2, Campinas: PUCCAMP, 1991.
  • FONTOURA, A. Diretrizes e bases da educação nacional: introdução, crítica, comentários, interpretação. Rio de Janeiro: Gráfica Editora Aurora, 1968.
  • FREYRE, G. Ingleses no Brasil. 2ª edição, Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda, Rio de Janeiro, 2000.
  • GESSER, A. Um olho no professor surdo e outro na caneta: ouvintes aprendendo a LínguaBrasileira de Sinais. 2006. 199 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
  • GOLDENBERG, S. HOMENAGEM A IDEL BECKER. O Homem, O Professor, O Erudito, O Humanista. in: Acta Cirúrgica Brasileira - Acta Cir. Bras. Vol. 9 no. 3, p.107-108, Jul/Aug/Sep.1994. ISSN0102-8650. Editorial. Disponível em: <http://www.sobradpec.org.br/acta_93-96/1994/volume_9/number_3/1994_9_3_01.htm>. Acesso em: 10 de outrubro 2007.
  • GOMES DE MATOS, F. e BIAZIOLI, S. Português do Brasil para Estrangeiros. São Paulo: Editora Yázigi, 1978.
  • Hadji, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • HAIDAR, M. O Ensino Secundário no Império Brasileiro. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo: Editorial Grijalbo Ltda, 1972.
  • HANSEN, J.A. A civilização pela palavra. In: LOPES, E.M.T.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, C.G. 500 anos de Educação no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 19-42, 2007.
  • HOWAT ANTHONY, P.R. A history of English Language Teaching. Hong Kong: Oxford University Press, 1984.
  • HILSDORF, M.L.S. História da Educação Brasileira: Leituras. Ed. Thomson Learning. São Paulo, 2007.
  • LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000.
  • LEFFA, V. Metodologia do Ensino de Línguas. In: BOHN, H. e VANDERSEN, P. (org.). Tópicos de Linguistica Aplicada. Florianópolis; Editora da UFSC, 1998.
  • ______. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Disponível em http://www.leffa.pro.br/ensinole.pdf > Acessado em 25/10/2007.
  • ______. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Revista Contexturas - ensino Crítico da Língua Inglesa. Vol.4. São Paulo: APLIESP, 1998.
  • LE GOFF, J. História e Memória. Trad. de Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Susana Ferreira Borges. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
  • LOMBARDI J.C.; SAVIANI D.; NASCIMENTO I.M. (orgs.). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
  • LONDOÑO, F.T. Escrevendo Cartas:jesuítas, escrita e missão no século XVI.Revista Brasileira de História. São Paulo, v.22, n.43, 2002.
  • LOPES, E.M.T, FARIA FILHO, L.M., VEIGA, C.G. (orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. Ed. Autêntica, 4 ed., Belo Horizonte, 2010.
  • LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.
  • MARCHAND, M. Português para Estrangeiros. Porto Alegre, Edições Sulinas, 1957.
  • MATTOS E SILVA, R.V.Ensaios para uma Sócio-História do Português. São Paulo: Parábola, 2004.
  • MOLINA, M.A.G. Pensamento e Ideologia na Constituição do Saber Lingüístico do Homem Brasileiro do Século XIX. VIII Congreso de Linguistica General El valor de la diversidad (meta)linguistica. Madri: Universidad Autónoma de Madrid. v. 1. 2008.
  • MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. 9ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
  • MOURA, Pe. L. D. de, S.J. A educação católica no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
  • NOGUEIRA, M. A. M. Interação professor-ouvinte e pré-escolares surdos em duas alternativas metodológicas/ Marilene de Almeida Monteiro Nogueira – Brasília: CORDE, 1997. 137p. – il. Originalmente apresentado como dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • OLIVEIRA, L.E.M. de. A Historiografia Brasileira da Literatura Inglesa: uma história do ensino do inglês no Brasil (1809-1951). 1999.194f.-Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em <http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/teses/tese19.doc>. Acesso em: 25 de outrubro 2007.
  • OLIVEIRA, L.E.M. A instituição do ensino das línguas vivas no Brasil: o caso da língua Inglesa (1809-1890). Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo-SP, 2006.
  • OLIVEIRA, L.E. (org.). A legislação pombalina sobre o ensino de línguas: suas implicações na educação brasileira. Maceió: EDUFAL, 2010.
  • ORLANDI. E.P. (Org.). Política Linguística no Brasil. Campinas: Pontes Editores, 2007.
  • PACHECO, D.G.L.C. Português para Estrangeiros e os Materiais Didáticos: um olhar discursico. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/PGL, 2006.
  • PAIVA, V.L.M.O. Avaliação dos cursos de Letras e a formação do professor. Revista do GELNE. João Pessoa. Vol. 5, n. 1 e 2. p. 193-200, 2004.
  • ______. O Novo Perfil dos Cursos de Licenciatura em Letras. In: TOMICH, et (Orgs.). A interculturalidade no ensino de inglês. Florianópolis: UFSC, 2005. p.345-363.
  • ______. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, C.M.T e CUNHA, M. J. Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003. p.53- 84.
  • ______. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras: breve retrospectiva hitórica(no prelo). Disponível em: <http://www.veramenezes.com/techist.pdf>. Acesso em: 20 de junho 2012.
  • RAGAZZINI, D. “Diacrônico /sincrônico e os paradoxos educativos da historiografia”. Trad.do italiano por Dermeval Saviani. In: LOMBARD, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.) Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de HISTEDBR- Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2009.
  • RIBEIRO, M.L.S. História da Educação Brasileira: A organização Escolar 19ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
  • ROLIM, A.C.O. A cultura de avaliar de professores de língua estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. In: ROTTAVA, L.; DOS SANTOS LIMA, M. (orgs.) Lingüística Aplicada: relacionando teoria e prática. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
  • ROMANELLI, O. de. História da Educação no Brasil (1930-1973). 29ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.
  • SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. – Campinas, SP: Autores Associados, 2007. – Coleção memória da educação.
  • SCHMIDT, M.J. O Ensino Científico das Línguas Modernas. Briguiet & Cia, 1935.
  • ______. O Ensino Científico das Línguas Modernas. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Cia., Editores, 2ª Edição, 1958.
  • SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H.M.B. & COSTA, V.M.R. Tempos de Capanema. 2ª Edição. Fundação Getúlio Vargas e Editora Paz e Terra, 2000.
  • SILVA, Maurício. A Gramática Brasileira Novecentista: uma história. Letra Magna, v. 03, p. 01-09, 2006.
  • SILVA, K.A.; BARTHOLOMEU, M.A; CLAUS, M.K. Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo. In Revista Brasileira de LA, vol.7 nº 1, 2007.
  • SPAËTH, V. Mondialisation du français dans la seconde partie du XIXème siècle: l’Alliance Israélite Universelle et l’Alliance Française. In: SPAETH, V. (org.). Le Français au contact des langues: histoire, sociolinguistique, didactique. Paris: Larousse, Revue Langue Française, n. 167, p.49-72, 2010.
  • STACCIARINI, M.I.D. A Política do Idioma no Brasil. Brasília: UnB, 1988. Porto Alegre: UFRGS, 1983. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Letras, Universidade de Brasília.
  • STEPHANOU, M. e BASTOS, M.H.C. (Orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004. (Volume 1)
  • STEVENS, C.M.T. & CUNHA, M.J.C. (orgs.). Caminhos e Colheitas: Ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
  • UBP. Boletim da UBP n° 79. Idel Becker. Disponível em: <http://paginas.terra.com.br/esporte/problemasdexadrez/becker.htm>. Acesso em: 10 de outubro 2007.
  • VIEIRA, M.P.A.; PEIXOTO, M.R.C.; KHOURY, Y.M.. A Pesquisa em História.4ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
  • VILALOBOS, J.E.R. Diretrizes e Bases da Educação: ensino e liberdade. São Paulo: EDUSP, 1969.
  • WIDDOWSON, H.G. O ensino de línguas para a comunicação. Tradução: José Carlos P. de Almeida Filho. Campinas: Pontes Editores, 2005.
  • XAVIER, M.E.R.; NORONHA, M.L.; OLINDA M. História da Educação, A Escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.